VEGETAÇÃO

O tipo de vegetação de Lago Verde é a floresta  ombrófila densa marcante da floresta Amazônia. Esse tipo de vegetação subdivide-se em : aluvial, platôs e sub montanhosa. A aluvial ocupa a porção noroeste do estado e ocupa áreas úmidas destacando-se  palmáceas como o açaí, buriti e buritirana.  A dos platôs corresponde á formações mais exuberantes com espécies podendo chegar a até 50m e a montanhosa possui plantas arbóreas que apresentam-se  em  torno de 20m. Entre as espécies mais comuns estão a seringueira e a andiroba.

SOLO

O tipo de solo de lago verde é o podzóico vermelho – amarelo concrecionário esse tipo de solo ocupa a 2º maior área do estado concentrando – se na região oeste do estado e por ser um solo muito profundo, argiloso e bem drenados são predominantes de chapadas e topos. Esse solo é um solo de fertilidade natural sendo muito usado para agricultura de subsistência destacando-se mandioca, milho, feijão, arroz e algumas culturas frutíferas. Outro tipo de solo existente em lago verde é o gleissolo  um  solo muito argiloso de textura média, mineral hidromórfico, sujeito a alagamentos periódicos aproveitado para pecuária extensiva de  bovinos, caprinos, bufalinos e de uso agrícola limitado de corrente do excesso de água. Esse solo é pouco desenvolvido e com pouca fertilidade  natural .

CLIMA

O tipo de clima do município Lago Verde é o clima sub  úmido. Este tipo de clima ocupa a região centro–oriental do estado caracterizado por altas temperaturas médias anuais, moderada amplitude térmica e moderada deficiência hídrica. Seu clima é o Tropical úmido com período chuvoso de janeiro a maio e período mais seco de julho a setembro. Esse clima é de transição entre o úmido e seco sua precipitação pluviométrica é entre 1.600 e 2.000 mm Umidade relativa do ar: entre 76% e 79% temperatura superior a 27°C.

 PLANÍCIE FLUVIAL

Lago Verde localiza-se na unidade geoambiental planície fluvial caracterizada por terrenos aluviais são formados por sedimentos vindos de regiões próximas e mais altas. Em Lago Verde predominam aluviões fluviais com influencia  eólica. Essas áreas aluviais são exploradas intensamente através da agricultura de subsistência de planta de ciclo curto.

ECONOMIA

Agropecuária é a atividade primária que se concentra na região. Ela é desenvolvida de duas formas: a tradicional itinerante, concentrada nas pequenas produções rurais e a agricultura familiar voltar para produção de alimentos cujos vegetais são cultivados em terra de terceiros. Esses tipos de atividade são desenvolvidas  no município em áreas de solos mais pobres. O arroz é o principal produto cultivado em Lago Verde, depois dele vem à mandioca um beneficiamento artesanal em farinha d’água, farinha seca, tapioca. Na pecuária o municio costuma criar rebanho bovino, suíno, equino  e  de aves, não como uma atividade para exportação e sim para subsistência.

 EXTRATIVISMO

Com uma cobertura vegetal diversificada representada por grande extensão da floresta Amazônia. Lago Verde apresenta um grande potencial extrativo vegetal. Entre produtos extraídos estão à juçara e a amêndoa de babaçu. Lago Verde apesar de ser um município pouco conhecido possui uma grande diversidade de vegetal e animal devido ter influência Amazônica.