O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

– Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, monitoramento da execução e avaliação periódica dos alunos;

– Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente;

– Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

No município de Lago Verde, teve inicio em 30/11/2016 com uma equipe composta por 58 professores alfabetizadores –PA, 17 Coordenadores pedagógicos – CP, 02 Orientadores de Estudos – OE e 01 Coordenadora Local – CL e  ainda, foram ofertadas 3 formações com carga horária de 56h para professores alfabetizadores e culminou com o Seminário dia 24/03/2017, realizado pela SEMED com a carga horária de 8h, onde todas as escolas da rede municipal de ensino fizeram parte deste Programa.

Várias autoridades fizeram parte do seminário: Secretário Municipal de Educação Laécio Silva, e Secretário de Comunicação Alex Gomes, PE. Alberto; Vereadores: Latino, Zaqueu, Geovane, Rosangela, Davi Moreira e Vera Lúcia.

Lista dos orientadores de estudos:
Alessandra Thé Alves e Luana Cajado.

Coordenadora local:
Edna Lucia da Conceição